terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Wilson Silvestre
Professora Lucimar articula frente de oposição a Lêda Borges
Vereadora Lucimar Nascimento: “Tenho uma história política dentro do PT que antecede minha relação com os Bites”
A professora Lucimar Nas­cimento, do PT de Valparaíso, articula uma frente de oposição à prefeita Lêda Borges (PSDB). Na quinta-feira, 9, numa reunião articulada por ela, PMDB, PDT, PCdoB, PPL, PPS, PSC, PP, PTC, PTN e PRTB se comprometeram a construir juntos um projeto alternativo ao de Lêda para o município. “Não há como ficar indiferente ao clamor da população mais desassistida. Basta dar uma volta na periferia para ver o contraste entre os bairros nobre da cidade e os mais distantes do centro comercial. Sem esforço algum, percebe-se, porque o povo quer mudanças”, conta o vereador Walter Matos (PP), um dos participantes do encontro.

O Jornal Opção conversou com Lucimar sobre este movimento oposicionista antes da reunião e ela foi enfática: “Não sou pré-candidata de mim mesma, mas acredito que reúno as qualidades, tanto administrativas quanto políticas”. Quando é questionada sobre a tutela da família Bites, protesta argumentando que sua história política dentro do PT começou bem antes de conhecer o marido. “Desque quando morava em Trin­dade, cidade próxima à capital goiana, já trabalhava com as comunidades pobres e esquecidas pelo poder público. Vim para Valparaíso como professora concursada e continuei minha luta aqui. Não aceito esta tentativa de me desconstruir como liderança fomentada pelos meus adversários.”

De fato, ela não tem poupado esforços para impedir que este slogan cole na sua imagem. Como o PT de Valparaíso carece de melhor infraestrutura para fazer o contraponto à mídia de Lêda Borges, ela busca aliança com o PT do Distrito Federal. Na agenda, sempre que pode, conversa com o presidente do PT brasiliense, deputado Ro­berto Policarpo, ideólogo e formulador de uma estratégia para desidratar o PSDB na região, visando contrapor forças com o PMDB na busca de espaço junto aos eleitores. Nem a baixa aprovação do governo Agnelo Queiroz (PT) assusta a vereadora. “Agnelo vai surpreender todo mundo com uma nova dinâmica administrativa com reflexos no Entorno. Quanto a estas de­núncias, são velhas e visam apenas diminuir seu valor e a força do PT”, acredita.

Dentro do campo crítico, o vereador Walter Matos é mais contundente ao criticar a gestão de Lêda. “A prefeita quando era candidata, não tinha o apoio da elite, mas o povo estava com ela. Agora, dá-se o contrário: o povo está com a professora Lucimar e a elite, com Lêda. Quem tem mais votos? Vejo a eleição com este diferencial”. Matos disse que no próximo dia 27, os dez partidos que estão conversando com Lucimar e participaram da última reunião, vão ter um novo encontro para saber qual estratégia tomar. Até lá, ainda vão conversar com outras legendas que estão fora do grupo. Entra nestas conversas Adolfo Lopes (PMN) e o presidente do PSD, A­driano Ibiapina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário