domingo, 24 de fevereiro de 2013


PREFEITURA DE VALPARAISO É DESTAQUE NA CAMPANHA CONTRA A DENGUE
A Secretaria Municipal de Saúde determinou a criação de uma força tarefa para combater a transmissão da dengue em Valparaiso de Goiás, o titular da secretaria em Valparaiso, walter de mattos dutra, marcou para a próxima semana mais uma operação. Na ocasião, deverá será anunciada a liberação de recursos do Governo Federal para o incremento das ações locais. Hoje os 6 bairros com maior registro de infestação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, são Santa Rita, Marajó, Ipanema, Pacaembú, Joquey Clube e Araruama.

Diante dos casos, uma reunião emergencial foi realizada pelo secretário de Saúde, Secretário De Saúde Walter De Mattos Dutra, na Secretaria, com profissionais da Vigilância Epidemiológica e representantes da Superintendência Regional do Estado que tem como foco a promoção da saúde. O objetivo do encontro foi a discussão de estratégias de mobilização social e a definição de ação nos bairros. A ideia é tentar sensibilizar os vários segmentos na divulgação da prevenção.

Com a reuniao, através do empenho da prefeita Lucimar Conceição Do Nascimento, que já autorizou a criação desse grupo de trabalho, serão distribuidos 100 mil panfletos em escolas, ônibus, rodoviária e residencias, adesivos em carros, carro de som, aquisição de uma kombi para a equipe de endemias e dedicação total ao combate.

Valparaiso de Goiás, ainda não alcançou o indice emergencial, mas se depender do Secretário não atingirá, "teremos o apoio da Secretaria de Infra estrutura, para realizarmos o manejo ambiental, destacou".

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Mobilização contra a dengue envolve 
moradores e Diretores de Escolas

Dando continuidade ao trabalho de combate do mosquito transmissor da dengue, o Município de Valparaíso de Goiás, através da Secretaria de Saúde promoveu uma intensa mobilização que envolveu os Bairros: Marajó, Joquey Club, Santa Rita, Esplanada I, Araruama, Valparaíso II e Valparaíso I etapas A, B, C e D. Mais de 100 pessoas entre agentes comunitários e de Endemias, funcionários da Secretaria de Obras, que ficou responsável pelo Manejo, realizaram trabalhos de conscientização de moradores, vistoria de quintais e recolhimento de materiais de acúmulo de água. Outras mobilizações está sendo programadas para os próximos dias, e agentes de combate a Dengue continuam realizando operações em outras regiões da cidade.

Durante a mobilização, o Secretário de Saúde Walter de Mattos Dutra relatou que a prefeita Lucimar Conceição determinou uma atenção especial ao combate a DENGUE, lembrando que o objetivo da mobilização é envolver a população nos trabalhos, conscientizando sobre os cuidados a serem tomados nos quintais das residências para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. “O envolvimento dos moradores é essencial aos trabalhos de prevenção a proliferação do mosquito. A própria mobilização é um alerta aos moradores que devem colaborar cuidando de seus quintais”.

A prefeita Lucimar Conceição Do Nascimento, pediu o apoio dos moradores. Lucimar Conceição destacou o empenho de toda a equipe da mobilização, bem como a atenção dos moradores que de forma geral contribuíram com as ações. “O trabalho de todos e a colaboração de nossa população deverão proporcionar o controle, evitando a proliferação do mosquito e a manifestação da dengue”, disse a prefeita ao agradecer a todos os envolvidos na mobilização. Na tarde dessa quinta-feira, os diretores de escolas Municipais, Particulares e Estaduais também aderiram a campanha, liberando para que a equipe da Secretaria de Saúde visite todas as salas com distribuição de panfletos informativos.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

COMEÇA NESSA SEGUNDA AS CONSULTAS NOS AMBULATÓRIOS DO CAIS II E HOSPITAL CÉU AZUL




Os ambulatórios do CAIS II e Hospital do Céu Azul começam a receber os pacientes com consultas marcadas dentro do novo programa de marcação. O Projeto "Fim da Fila", que foi iniciado pelo Governo da Prefeita Lucimar Conceição Do Nascimento, atenderá mais de 2.500 consultas de ambulatório por mês e encerrá a temida ida dos pacientes de madrugada para marcação.
O horario de marcação e de consultas passam a ser das 8h às 22:00h, podendo a comunidade marcar e se consultar sem nenhuma preocupação de dormir em longas filas.
O sucesso do projeto iniciado no último dia 28 de Janeiro, esta sendo acompanhado pessoalmente pelo secretário de Saúde Walter de Mattos Dutra, que garante consultas para mais de 10 especialidades, e exames precisos com novos equipamentos que estão sendo instalados.
Hoje o paciente recebe uma ligação de confimação de sua consulta, até o mês de junho ele receberá em seu celular uma mensagem com data, horário e médico que ele será consultado. Essa inovação será inédita na rede de saúde Pública dos municipios do entorno do Distrito Federal e Valparaíso de Goiás sairá na frente. Declarou o secretário.